Desnutrição E Busca De Comida No Lixo Refletem Escassez Na Venezuela

Emagrecer Ligeiro Prejudica A Saúde Do Coração


Com quatrorze meses de vida, Bryan pesa 7 kg e mede pouco mais de sessenta cm. Para se possuir uma ideia, o peso médio de uma criança de um ano é de dez kg, e Bryan tem o tamanho de um moço de 4 meses. Braços e pernas esqueléticos são as marcas da desnutrição que sofre desde os 2 meses, quando, pesando menos de 1,cinco kg, foi internado pela UTI do Hospital J. M. de los Ríos, principal centro pediátrico de Caracas.


Na última vez que subiu numa balança, a mãe de Bryan pesava 39 kg. Ela disse que perdeu quase um quarto de teu peso em um ano, em razão de a prioridade da comida é pra seus 2 filhos. Diante da desconfiança sobre o assunto os detalhes oficiais, médicos e pesquisadores criaram iniciativas próprias pra entender a recessão alimentar na Venezuela. Pra Marianella Herrera, diretora do Observatório Venezuelano de Saúde (OVS), a desnutrição é um defeito claro no país, a despeito de seja trabalhoso quantificar devido às problemas impostas pelo governo.


A última edição da busca revela que, na Venezuela, 30 por cento da população (nove milhões de pessoas) come duas ou menos porções de cem gramas (o equivalente a uma xícara de arroz) por dia. A última vez que o governo publicou números sobre isso foi em 2015, quando o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) reconheceu que um,sete milhão de venezuelanos (5,6% da população) viviam essa realidade. Em 2012, porém, Chávez neste momento tinha destruído vasto quota da cadeia produtiva nacional, tentando suplantá-la com programas estatais.


A queda dos preços do petróleo em 2014 e a disparidade cambial ajudaram a desenhar o panorama econômico atual. Em 2015, a escassez de alimentos básicos ficou entre 50 por cento e 80 por cento, e a inflação tornou-se a mais alta do mundo, superior a seiscentos por cento, segundo fatos do FMI (Fundo Monetário Internacional). O governo reconhece que há crise, no entanto a atribui a uma "competição econômica" orquestrada por empresários, a oposição e os países estrangeiros.


Pela Venezuela há hoje três modalidades para consumir do lixo: recolher legumes e verduras que restam das raras feiras livres; recuperar sobras de restaurantes; e vasculhar latões de lixo, onde é mais garantido conseguir doenças do que comida. Na quarta (9), no bairro La Candelaria, em Caracas, oito adultos e seis moças reviravam sacos de lixo deixados numa esquina.


Era quase meio-dia, dessa forma se apressavam para descobrir o "café da manhã". Não responderam às dúvidas. Os críticos do governo batizaram a ocorrência de "a dieta de Maduro" —que, aliás, não sente o choque da frase e até a usa, em tom de piada, em eventos públicos transmitidos na tv. Em um feito dos Comitês Locais de Abastecimento e Produção (Clap), programa de distribuição de alimentos subsidiados que o governo iniciou em 2016, Maduro perguntou a um trabalhador por que estava tão magro. Aos risos, uma pessoa respondeu que era a "dieta do Maduro". Ao que ele retrucou: "A dieta do Maduro o deixa duro sem necessitar de Viagra".


Você por ventura já ouviu conversar que a equação de sucesso pra emagrecer é: 30 por cento de atividade física e 70% alimentação. No entanto, nem sempre a tarefa de suprimir alguns quilinhos é tão fácil quanto pela matemática. É preciso encarar a procura por uma vida saudável como uma meta muito relevante. Sem saúde, você não consegue ter relacionamentos, realizar o teu serviço e tomar bens materiais”, explica Rodrigo Polesso, especialista em nutrição otimizada, do Rio Grande do Sul.


Cromo: Controla A Fome, A Glicemia E O Colesterol Alto


  • Pedido expresso da mãe (não suporta a angústia do parto, nem ao menos o tempo do serviço), fadiga materna

  • 500 gr de carne moída

  • cem gramas de proteína (peixe, frango ou carne magra)

  • Os 10 Proveitos Do Óleo De Amêndoa Para Saúde
  • 2 xícaras de espinafre (50 g)


Os nossos hábitos alimentares foram fabricados ao longo de muitos anos e, sendo assim, eles são tão difíceis de vencer. Nenhum vício de longa data é descomplicado de ser quebrado. No caso da alimentação, isto se torna ainda mais difícil por causa de está relativo a algo que fazemos todos os dias”, conta Polesso. Isto sem contar os fatores metabólicos e hormonais, que executam com que a gente deseje alimentos ricos em açúcares e gorduras. A recomendação é procurar informações e assistência de profissionais pra fazer uma mudança de hábitos sem erros.


Não crie grandes expectativas no começo do procedimento. É comum perder até cerca de 4kg logo no começo, contudo depois a tendência é suprimir o ritmo. Sendo assim, se você conseguiu perder uns quilinhos, encare isso como um incentivo pra prosseguir firme em teu objetivo”, diz. Tenha em mente: as primeiras semanas são atípicas e uma verdadeira reeducação alimentar não acontece num passe de mágica.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *